Blog | Sobre nos

Uma breve história do sistema métrico

Existem dois sistemas de medição no mundo – o sistema métrico e o sistema imperial.

Atualmente, o sistema métrico é conhecido como o Sistema Internacional de Unidades (SI), um sistema universal de medidas utilizado em quase todos os países do mundo.

Foi criado há mais de dois séculos e, durante esse tempo, passou por várias alterações para se tornar no que é hoje.

Para fazer uma viagem ao passado, criámos este artigo para explorar a história do sistema métrico, nomeadamente quando foi inventado, porque foi adotado internacionalmente e como ficou conhecido como Sistema Internacional de Unidades.

Quem inventou o sistema métrico?

Cinco cientistas franceses inventaram o sistema métrico. Na altura, era designado por “sistema métrico decimal” e tornou-se a primeira iteração do sistema métrico que conhecemos atualmente.

Quando é que o sistema métrico foi inventado?

O sistema métrico foi oficialmente inventado em 30 de março de 1791, quando a Assembleia Francesa aceitou uma proposta de uma norma uniforme de pesos e medidas. Uma vez aceite, a Assembleia Francesa implementou lentamente esta proposta em todo o país.

No entanto, só em 7 de abril de 1795 é que foi transposta para a lei francesa. Este novo sistema tornou-se a primeira iteração do sistema métrico e tinha as seguintes definições de unidades:

Mètre (metro) – Esta era a unidade de medida de comprimento. Foi definida como um décimo de milionésimo da distância entre o equador e o Pólo Norte, quando medida através de Paris.
Are (hectare) – Unidade de medida de uma área de terra. Era definida como cem metros quadrados (100 m2).
Litro (litro) – Unidade de medida de volume de um líquido. Era definida como um decímetro cúbico (1 dm3).
Gramma (grama) – Unidade de medida de massa. Era definida como um centímetro cúbico de água.
Franco – Unidade de medida da moeda
Stère – Unidade de medida de volume de lenha. Era definida como um metro cúbico (1 m3).
Embora esta tenha sido a primeira vez que o sistema coerente de medidas métricas foi criado, a ideia não era nova. De facto, já se falava nela há séculos.

Porque é que o sistema métrico foi inventado?

Antes do sistema métrico normalizado, os sistemas de medição não só diferiam entre países, como também diferiam dentro de cada país. As unidades de comprimento, peso, terra, volume, etc., variavam entre regiões e também entre habitantes locais. Por exemplo, só em França havia quase 800 unidades de peso e medida diferentes, que variavam de cidade para cidade e de profissão para profissão.

Algumas medidas eram reconhecidas a nível nacional, como o pé de rei, que era utilizado em trabalhos científicos e de engenharia. No entanto, muitos comerciantes e habitantes locais preferiam utilizar as suas próprias balanças de medição no dia a dia. Embora isto possa ter funcionado em pequena escala, era incrivelmente ineficaz.

Após o início da Revolução Francesa, no final da década de 1780 e início da década de 1790, esta ineficiência tornou-se evidente para os cientistas e académicos, uma vez que não podiam facilitar o comércio e determinar os montantes dos impostos em grande escala. Isto levou a uma necessidade crescente de unidades de medida padrão que funcionassem em todo o país e a nível internacional. Assim, cinco cientistas foram encarregados de criar um sistema racional em 1790.

Após a sua aprovação em 1975, tornou-se oficialmente o sistema de medição preferido em França durante um curto período.

O sistema métrico foi adotado de imediato?

Embora a França tenha adotado as unidades métricas, a população em geral demorou a aderir. Preferiam utilizar as suas unidades de medida actuais, que utilizavam há gerações. De facto, a lei foi tão mal recebida que Napoleão a revogou em 1812.

Mas após a queda do seu império, a nova Assembleia Nacional reintroduziu o sistema métrico em 1837. O que estava planeado para ser um processo de três anos, demorou 11 anos e só ficou concluído em 1858.

No entanto, entre esse período, os países do Benelux, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, adoptaram oficialmente o sistema métrico em 1820, tornando-se assim os primeiros países a fazê-lo.

Porque é que o sistema métrico foi adotado internacionalmente?

Na altura em que a Bélgica, os Países Baixos, o Luxemburgo e a França adoptaram o sistema métrico, houve um grande movimento entre académicos, engenheiros, cientistas e homens de negócios. Tal deveu-se, em parte, ao êxito da aplicação prática das normas nacionais. Mas também se deveu à capacidade de comércio e comunicação internacional.

Este facto levou a um sentimento crescente a favor de um sistema universal. Na altura, os países só tinham à sua disposição o sistema imperial britânico ou o sistema métrico. O sistema imperial britânico estava intimamente ligado ao Império Britânico, o que significava que os países se opunham a essa opção. Assim, não lhes restou outra alternativa senão adotar o sistema métrico.

Este sistema cresceu rapidamente ao longo do século XIX e tornou-se o único sistema de medição para a maior parte da América Latina e da Europa continental. Como tal, tornou-se também a principal medida utilizada na ciência. A sua utilização generalizada continuou até ao século XX, altura em que ocorreu a sua mais recente iteração.

O que é o Sistema Internacional de Unidades?

O Sistema Internacional de Unidades (SI) é um sistema métrico e decimal de unidades. É o sistema métrico moderno tal como o conhecemos atualmente e tem estatuto oficial em quase todos os países do mundo. É supervisionado pelo Gabinete Internacional de Pesos e Medidas (IBWM), uma organização constituída por 59 Estados membros.

Quando foi criado o Sistema Internacional de Unidades?

O Sistema Internacional de Unidades foi criado em 1960. Após a Segunda Guerra Mundial, houve uma necessidade crescente de cooperação internacional e assistimos à criação de numerosas organizações internacionais, como a Organização Mundial de Saúde e as Nações Unidas. Parte desse movimento foi a criação de unidades de medida internacionais, atualmente conhecidas como SI.

Quantos países utilizam o sistema métrico?

Os sistemas métricos de medição são utilizados em todos os países do mundo, exceto em três: EUA, Libéria e Myanmar. Oficialmente, estes países ainda utilizam o sistema imperial. No entanto, é de notar que, na utilização quotidiana, os EUA têm um sistema híbrido de imperial e métrico. Por exemplo, os quilómetros são a unidade de medida da distância em vez das milhas.

Quais são as unidades de base do SI?

As unidades de base são as sete unidades de medida padrão reconhecidas pelo Sistema Internacional de Unidades. Algumas delas são as mesmas de quando o sistema métrico foi inventado pela primeira vez em 1795, mas há algumas novas adições. São as seguintes:

Unidades de base
Unidade de medida Símbolo
Unidade de base Comprimento metro m
Área metro quadrado metro quadrado m, ou m2
Área são (100 metros quadrados) a
Volume metro cúbico metro cúbico m, ou m3
Volume stere (1 metro cúbico) s
Peso grama g
Peso tonelada métrica (1.000.000 gramas) t
Capacidade litro l
Temperatura grau Celsius °C
Quais são os prefixos do sistema métrico?
O que torna o sistema métrico tão fácil de seguir é o facto de todas as unidades básicas serem expressas com um prefixo. O prefixo determina o múltiplo ou submúltiplo da unidade – ou seja, o tamanho da unidade – que pode ser utilizado para medir a quantidade exacta. Vejamos os prefixos abaixo.

Prefixos
Prefixo Símbolo Fator pelo qual se multiplica a unidade de base Nome
Unidades inteiras (quantidades maiores) yotta- Y 1024 Septilhão
zeta- Z 1021 Sextilhões
exa- E 1018 Quintilhão
peta- P 1015 Quadrilião
tera- T 1012 Trilião
giga- G 109 Biliões
mega- M 106 Milhões
kilo- k 103 Mil
hecto-, hect- h 102 Cem
deca-, dec- da 101 Dez

100 Um
Sub-unidades (quantidades mais pequenas) deci- d 10-1 Décimo
centi-, cent- c 10-2 Centésimo
mili- m 10-3 Milésima
micro, micr- μ 10-6 Milionésima
nano- n 10-9 Bilionésimo
pico- p 10-12 Trilionésimo
femto- f 10-15 Quadrilionésimo
atto- a 10-18 Quintilionésimo
zepto- z 10-21 Sextilionésimo
yocto- y 10-24 Septilionésimo

Resumo

O sistema métrico foi inventado e oficialmente transposto para a legislação francesa em 1795. Surgiu da necessidade de uniformizar as medidas em todo o país e no estrangeiro, o que se estava a revelar difícil. Algumas das unidades básicas, como o metro, o litro e a grama, continuam a ser utilizadas até hoje, mas há algumas novas adições, como a tonelada métrica.

Embora não seja oficialmente adotado em todos os países, é o sistema de medição mais utilizado no mundo e é utilizado na ciência e na engenharia.

Share the Post:

Publicações relacionadas